Dieta do Carboidrato: Como Montar uma Própria para Você
A dieta do carboidrato emagrece, mas precisa ser feita com cuidado para não trazer consequências ruins ou efeito rebote. Saiba tudo sobre essa dieta e como montar a sua aqui!
A dieta do carboidrato parte do princípio de que um baixo consumo de carboidratos eleva o gasto calórico do organismo, que por sua vez leva à queima de gordura corporal e, consequentemente, à perda de peso.
Nesse programa alimentar, os alimentos fontes de carboidratos são consumidos com cautela, e muitos são substituídos por alimentos pobres nesse nutriente.
A ideia aqui é diminuir drasticamente a liberação de açúcar no sangue, principal causador do acúmulo de tecido adiposo. Sem tanto açúcar, o organismo consegue trabalhar melhor e eliminar os excessos de toxinas e gorduras.
Além disso, o excesso de carboidrato pode causar uma hiperglicemia, que é o excesso de açúcar no sangue, e que pode levar ao desenvolvimento ou ao agravamento da diabetes mellitus. LEIA TAMBÉM: Como CONTROLAR e REVERTER a Diabetes do Tipo 2 de Forma Natural
Duração da Dieta do Carboidrato
A dieta deve ser seguida por, no mínimo, uma semana. Dependendo do caso, se for preciso perder bastante peso, o cardápio pode ser seguido por mais cerca de 15 dias.
Ultrapassado esse período, faça uma pausa de pelo menos uma semana antes de retornar a dieta, pois a falta excessiva de carboidratos no corpo também pode ser muito prejudicial à saúde.
Dietas prontas muitas vezes exigem alimentos de difícil acesso para determinadas pessoas. Nesses casos, a própria pessoa pode montar um cardápio de acordo com o que pode ou não estar no prato.
Na maioria das vezes é fácil montar uma dieta em que você não precisa passar fome, e pode encontrar os alimentos facilmente em qualquer supermercado. LEIA TAMBÉM: Como EMAGRECER 8 Kg em 1 Mês Sem Precisar Passar Fome
Como montar um cardápio para a dieta do carboidrato?
Existem os alimentos que podem ser consumidos e os alimentos que precisam ser evitados. Confira as duas listas:
Alimentos liberados:
- Cereais integrais;
- Carnes e peixes;
- Ovos;
- Legumes;
- Frutas (pequenas porções, pois são ricas em açúcares);
- Chia;
- Arroz integral;
- Lentilhas;
- Gelatina;
- Manteiga;
- Queijos;
Alimentos para evitar ou limitar:
- Arroz branco;
- Feijão;
- Bolachas e biscoitos;
- Sucos industrializados;
- Bolos, tortas, doces em geral;
- Batatas;
- Açúcar;
- Apresuntados;
- Farinha branca e seus derivados;
- Mandioca;
- Amido de milho.
Para a dieta dar certo, para limpar o organismo e também perder peso, o grande segredo dessa dieta é o baixo consumo de açúcar e manter a ingestão de fibras. A prática de exercícios físicos regulares também é recomendada, porém devem ser com uma intensidade mais leve, pois o corpo não possui tanta fontes de energia produzidas pelos carboidratos. LEIA TAMBÉM: Como PERDER GORDURA LOCALIZADA Treinando Somente 21 Minutos Por Dia
O ideal é saber substituir os alimentos para não passar fome. Aumente a quantia de carnes e saladas, troque o arroz branco pelo integral, acrescente mais chia na sua dieta.
Opções de alimentos para cada refeição
Para facilitar sua vida na hora de montar o cardápio com baixo índice de carboidratos, separamos um pequeno gruía com os alimentos que podem estar presentes em cada uma das refeições.
Café da manhã:
- Ovos;
- Queijos;
- Bacon;
- Chás;
- Salame;
- Café;
- Frutas.
Almoço:
- Salada de folhas;
- Carne (de vaca, frango ou porco) se acompanhamento de molho;
- Peixes, camarão, lagosta, caranguejo, mariscos ou mexilhões;
- Linguiça;
- Ovos (cozidos, mexidos ou omelete);
- Arroz integral;
- Legumes cozidos.
Lanche da tarde:
- Chás;
- Queijos;
- Café;
- Salame;
- Pão integral.
Jantar:
- Saladas;
- Carnes magras;
- Queijo.
Sobremesa:
- Gelatina;
- Frutas.
Dieta do carboidrato emagrece, mas precisa de manutenção
Muitas pessoas que fazem essa dieta acabam sofrendo com o efeito rebote, ou seja, quando voltam ao cardápio antigo engordam novamente (podendo até ultrapassar o peso que tinham antes da dieta começar).
Dieta do Carboidrato: Como Montar uma Própria para Você
Reviewed by Jef
on
agosto 28, 2016
Rating:
Nenhum comentário: